Quando alguém te pergunta sobre lembranças boas da infância logo vem à sua cabeça momentos em casa, feliz com a família, e alguns deles pode ter a cozinha no meio.

Isso porque as cozinhas nunca foram apenas espaços para cozinhar ou comer, e sim espaços para se relacionar e se aproximar um dos outros, indo além de necessidades essenciais.

Uma proposta que aproxima ainda mais esses relacionamentos é a das cozinhas americanas, com a presença de um balcão entre os ambientes, dispensando portas e paredes. Quer saber mais sobre decoração de cozinha americana? Siga na leitura!

decoração de cozinha americana

Decoração de cozinha americana simples

O básico para ter uma cozinha americana é tratar o balcão como a grande estrela do ambiente. Ele é quem define o estilo americano da cozinha, que se chama assim por oferecer aquela sensação de preparo rápido e servimento de lanches americanos.

Sendo assim, não deixe de colocar 2 a 3 bancos do lado externo da bancada para criar aquele ambientes social.

Quando não em uso, decore-a com itens que você possa remover facilmente depois, como pequenos jogos de vasos, plantinhas ou fruteiras.

Lembre-se de combinar a cor e textura desse balcão com seus móveis da cozinha; tem gente que combina a bancada com a cor da geladeira ou dos itens decorativos, como nos casos de decorações vintage, por exemplo!

Inspirações:

Decoração de cozinha americana com sala

Uma ideia fantástica é quando a cozinha se integra com a sala, fica tão íntimo e acolhedor! Essa é a oportunidade de conectar os ambientes em si, tendo apenas o balcão como divisória.

O ideal é que ao mesmo tempo que esse balcão divida os ambientes, ele também interligue as decorações. Sendo assim, quando há a integração de ambientes diferente, torna-se essencial harmonia decorativa de cores e texturas e boa iluminação.

Conecte os estilos decorativos desses dois espaços, afinal agora eles são praticamente 2 em 1.

Inspirações:

Decoração de cozinha americana pequena com sala

As cozinhas americanas são indicadas por projetistas e designers principalmente para espaços pequenos ou limitados; não que casas grandes não possam ter cozinhas americanas, longe disso, mas em espaços limitados elas são bem funcionais e ajudam a poupar espaços para focar no que realmente importa no ambiente, tendo menos paredes.

Geralmente, pela necessidade de espaço, esse ambiente será integrado com alguma sala, seja sala de jantar ou sala de estar. Uma ideia boa, funcional dependendo da forma que é organizada, é fazer desse balcão a mesa de jantar em si, principalmente se na casa vive um casal ou alguém que mora sozinho mesmo. Será que fica legal no seu ambiente?

Inspirações:

Decoração de cozinha americana planejada

Se você acabou de se mudar para uma casa em que há um espaço disponível bem legal e interessante para ser construída uma cozinha no estilo americano, a melhor ideia que você pode ter é investir numa cozinha planejada!

Assim você pode criar um balcão sob medida para atender todos na casa, aproveitando bem o espaço, e mantendo sintonia com os móveis da cozinha.

Cozinha americana é sinônimo de bom gosto e organização, e toda a funcionalidade e praticidade que as cozinhas planejadas podem trazer ao ambiente ajudam bem nisso.

Inspirações:

Uma ideia moderna que está sendo bastante procurada pelos projetistas aqui no Brasil é a interligação entre balcão da cozinha americana junto com o painel da sala de TV! Como assim? É isso mesmo que você leu.

Como os ambientes integrados crescem cada vez mais, seja por necessidades de espaço ou propostas de design, é possível fazer uma cozinha americana planejada cujo móvel principal, o balcão, se estenda para o ambiente integrado, uma sala de TV, por exemplo.

Essa ideia é uma excelente proposta decorativa também, criando harmonia no espaço, pois evita que móveis de estilos diferentes “briguem” na decoração.

Inspirações:

Observação para todos os tipos de cozinha americana

Fica aqui uma dica se você quer amar mais ainda sua cozinha americana. Como é um ambiente aberto, sem paredes ou barreiras, a tendência é que grande parte da gordura, fumaças ou outros cheiros vindos da cozinha invadam o ambiente mais próximo com tudo!

Para evitar isso, você tem variadas opções, como instalar uma porta discreta de correr, aquelas retráteis em trilhos, para sempre que precisar poder fechar; ou também, instalar aqueles aparelhos que retêm gordura instalados acima do fogão, como coifas e exaustores.

É um investimento que vale a pena para manter a qualidade da sua cozinha por mais tempo, além de agradar todos na casa.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here