O estilo rústico é uma forma simples de trazer muita personalidade na decoração das casas, tendo materiais como madeira característicos em evidência como também uma paleta de cores caseira, com clima de campo, bem natural e rural.

E por quê não levar esse estilo único também para a decoração dos banheiros? Saiba no texto de hoje como fazer decoração de banheiro rústico e leve esse estilo para a sua casa, até mesmo na hora do banho!

Decoração de banheiro rústico

Principais características do estilo rústico

Apenas para te ambientar melhor a respeito do estilo rústico, confira abaixo algumas características que evidenciam bem uma decoração que seja a linha rústica e já vá imaginando as possibilidades para seu banheiro:

  • Estilo que lembra muito uma casa no campo, com características bem de “habitat natural”;
  • Une peças distintas cheias de personalidade, como um móvel de madeira antiga com itens modernos sobre ele;
  • A mobília lembra algo antigo, rural, podendo ser de madeira envelhecida, ainda que com camada de verniz para manter a durabilidade;
  • Os materiais mais usados são madeira e ferro em seu estado mais natural, sem tinta;
  • A imperfeição traçada nesses móveis é ponto positivo na decoração, como maçanetas velhas, ranhuras que parecem poesia na madeira velha, dentre outros;
  • As paredes também devem manter aspecto natural e envelhecido, com materiais mais rurais como pedra, tijolo, tinta descascando, forro com madeira natural, dentre outros;
  • São cores marcantes no estilo: “branco-sujo” ou “branco-envelhecido”, tons terrosos, cores pastéis e afins;
  • A parte colorida fica por conta de elementos florais e xadrez, misturando esses padrões em estampas de tecidos no ambiente.

Ideias de decoração de banheiro rústico

Deu pra entender e lembrar bastante de várias referências do estilo rústico, né? Agora vamos entender como aplicar esse estilo de decoração tendo como base as características a seguir:

  1. Com objetos baratos

Para decorar o banheiro com estilo rústico sem gastar muito, você deve focar em poucos elementos marcantes para esse banheiro. Se todos os armários do ambientes forem de uma madeira com um tom mais envelhecido, o estilo rústico vai prevalecer!

Ou uma bancada de pedra também, quem sabe… Uma moldura simples baratinha de madeira para seu espelho também trará ar rústico. Existem também kits com potes para a pia de madeira fake, vai ficar legal!

Outra opção é trocar a tampa do vaso sanitário por madeira! Isso você pode fazer com um carpinteiro, é só fazer um orçamento. Outra forma barata de deixar o banheiro com cara rústica é trocar a luz branca pela luz amarelada, vai ver só.

Inspirações:

  1. Todo de madeira

Se o foco é a madeira, tem tudo para ficar lindo e super rústico, é claro. Não poupe esforços e pode revestir toda o piso e teto com madeira, podendo ser em tábuas de madeira real ou revestimentos que imitam a madeira.

Você deve estar pensando “A umidade do banheiro não vai fazer mal para a madeira?”. Isso é coisa antiga! Você pode optar por madeiras mais resistentes para esses materiais, como cumaru, ipê, jatobá, dentre outras; como também pode fazer tratamentos nesses materiais com resinas, verniz ou impermeabilizantes.

Lembre-se da iluminação amarelada nesse caso também, assim o banheiro ficará super aconchegante. E uma banheira de madeira, já pensou?

Inspirações:

  1. Rústico e moderno

O rústico também poderá encontrar o moderno no seu banheiro, basta saber mesclar bem os elementos e cores em equilíbrio. O moderno pode ser trazido ao ambiente através das cores cinzas e branco, em contraste com o amadeirado, pedras e aparência mais campestre do rústico.

Para prevalecer o estilo moderno com um toque de rústico, basta revestir as paredes de madeira, mantendo elementos básicos e neutros, com sua mobília mais moderna. Uma cuba moderninha numa bancada de pedra ou madeira viram um mix de elementos excelente para a proposta!

Inspirações:

 

  1. Rústico e chique

Seria como se esse toque chique “arrumasse” um pouco o rústico. Ao invés de elementos rústicos dominarem a decoração do banheiro, que tal ser uma proposta mais organizada? Como por exemplo um banheiro onde o branco prevalece, porém apenas a bancada e a banheira do espaço são de madeira? Entendeu?

São elementos surpresas que, com finesse, dão o toque rústico no espaço. E a melhor cor para essa proposta são marrons escuros em madeiras mais neutras, não tão envelhecidas, que têm uma proposta mais caseira.

Uma decoração com plantas e até elementos dourados no banheiro também torna tudo mais chique. Que tal as maçanetas dos armários serem douradas? A ideia é boa.

Inspirações:

 

  1. Com ladrilho hidráulico

Essa é para quem curte rústico MESMO! Os ladrilhos hidráulicos trazem uma mistura de cores e elementos diversos, em forma de setas, xadrez, mosaicos, dentre outros, que tornam qualquer ambiente mais caseiro, se encaixando perfeitamente na ideia do banheiro rústico.

Sendo assim, não poupe esforços se puder trocar o piso do seu banheiro ou até mesmo alguma parede em evidência no cômodo e revestir com esses ladrilhos. O banheiro vai ganhar muita cor e personalidade!

Esses ladrilhos juntos com móveis de madeira e outros elementos rústicos vão deixar seu banheiro uma gracinha.

Inspirações:

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here