Se você busca por uma decoração mais clean para a sua casa, sem deixar de lado o bom gosto desde escolha das cores aos estilos dos móveis, a decoração contemporânea pode ser uma boa opção. Saiba mais!

Decoração contemporânea

Conceito: O que é decoração contemporânea?

Decoração contemporânea é um estilo marcado por linhas retas e sinuosas em móveis e decorações, e em meio a um ambiente clean, cores claras e neutra servem de base para detalhes sutis e chamativos em cores mais vibrantes em acessórios e toques pessoais decorativos.

Ao contrário do estilo moderno, o contemporâneo permite receber elementos, cores e texturas mais pop e vintage, mantendo o equilíbrio e simplicidade.

Principais características da decoração contemporânea

  1. Simplicidade:

O efeito clean e moderno se dá pela decoração simples e organizada.

  1. Mobília:

Os traços retos e simples das mobílias são marcantes no estilo, sendo a maioria de comprimento largo, espaçoso e rebaixada, com superfícies lisas. Os móveis também devem ser funcionais, discretos e bem organizados. Falaremos mais sobre os móveis a seguir.

  1. Materiais:

A elegância do estilo contemporâneo conta com elementos de vidro, pedra, cimento, aço, mármore e madeira clara ou escura. Quanto aos acabamentos, a maioria são de efeitos lisos e elegantes, como verniz, envidraçamento, metal ou pintura simples lisa.

  1. Tecidos:

A frieza dos móveis pode ser quebrada por tecidos suaves em tapetes, cortinas, mantas e estofados confortáveis. Os principais materiais são algodão, flanela, lã, linho, seda, caxemira, entre outros.

  1. Formas geométricas:

As formas geométricas são bastante usadas para quebrar a frieza dos elementos lisos predominantes, como também outras estampas que brincam com cores e formatos diferentes. Isso inclui papéis de parede.

  1. Cores destaque:

Nas cores de base do ambiente devem predominar preto, branco, cinza, bege, creme ou castanho, por exemplo, com detalhes decorativos abrindo espaço para inserir de forma elegante amarelo, laranja, vermelho ou até lilás.

  1. Iluminação:

Uma boa iluminação favorece com brilho moderno aos móveis contemporâneos, principalmente uma iluminação artificial mais branca.

Criar pontos de foco também é uma boa, como também separar ambientes integrados apenas iluminando a sala contemporânea com iluminação branca e o ambiente ao lado com iluminação amarelada, mais aconchegante, por exemplo.

  1. Elementos decorativos:

Mantendo a característica do estilo minimalista, quanto a objetos decorativos, o estilo contemporânea também pede o “menos é mais”, sendo assim preze pela qualidade de poucos itens no ambiente, e não por quantidade para não quebrar o clima moderno.

A dica é centralizar no ambientes objetos decorativos, com cores ou texturas vibrantes, assim mesmo com pouco já se decora muito.

Móveis contemporâneos

Em sua maioria, são móveis de design simples, retos e multifuncionais. Podem mesclar diferentes materiais em sua estrutura, como madeira e vidro, aço e espelho, entre outros.

Sofá:

Um sofá elegante e contemporâneo possui poucas almofadas e um estofado mais simples, ainda que muito confortável; a estrutura pode ser reta, baixa e moderna, rente ao chão; o principal móvel trazendo muita leveza ao ambiente.

Móveis contemporâneos sofa

Cadeiras, poltronas e puffs:

São grandes pontos para a criatividade num ambiente contemporâneo. Podem conter linhas retas ou curvas sinuosas e trazer um ponto de cor ao ambiente através de cores ou estampas mais chamativas.

Móveis contemporâneos poltronas

Mesas e bancadas:

Traços retos e lisos, podendo brincar com um material em sua estrutura e outro material no tampo superior.

Decoração contemporânea Mesas e bancadas

Armários e estantes:

Também em traços retos; permite inovar com tipos de aberturas e maçanetas diferentes e mais práticos; portas podem ser em diferentes cores e texturas.

Decoração contemporânea Armários e estantes

Dicas e inspirações:

Decoração contemporânea para quarto

Mantenha apenas o necessário no quarto contemporâneo, e mesmo sendo peças essenciais já darão valor à decoração final. Seu ambiente deve ser funcional e confortável, portanto adapte os móveis ao espaço que tem e dê o toque contemporâneo.

Armários planejados são excelentes ideias para criar linearidade e multifuncionalidade na mobília do seu quarto.

Na decoração, valorize peças importantes, sem sobrecarregar o visual. As cores do quarto são de puro gosto pessoal, apenas garanta uma base linha e neutra para receber os toques de cor.

Um tapete bem confortante aos pés da cama dá uma quebra no contemporâneo, ainda respeitando o estilo.

Inspire-se:

Decoração contemporânea para sala

A decoração contemporânea na sala não precisa ser essencialmente fria, pois é um ambiente que preza por conforto e receptividade para convívio entre amigos e familiares.

Em meio aos traços retos da decoração contemporânea, sua sala de estar pode ganhar mais conforto com tecidos macios e confortáveis em poltronas e estofados, como também através de uma grande janela permitindo entrada de luz natural no espaço.

Crie conforto aos pés também, com um gostoso tapete que faz fronteira com o ambiente integrado ao lado. Para a mobília, móveis funcionais e práticos como racks suspensos para a TV ou uma ampla mesa rente a parede como um balcão também se encaixam bem.

Inspire-se:

Decoração contemporânea para cozinha

Um excelente revestimento decorativo contemporâneo para as cozinhas são as pastilhas vitrificadas, acompanhadas de armários lisos, sem puxadores aparentes.

Vale ser criativo no revestimento e texturas dessa mobília, incluindo acessórios como nichos e prateleiras. Materiais chaves na cozinha são em aço/inox, vidros, quartzo, porcelanatos e outros materiais sintéticos que conferem brilho e modernidade.

Inspire-se:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here