Traga mais vida e ar puro para a sua casa através da decoração com plantas. Em cidades tão sóbrias e cinzas, a vida dentro de casa pode ser mais aconchegante, e as plantas ajudam muito nisso.

Além de que pode ser bem relaxante cuidar de plantas, sabia? Inspire-se no artigo de hoje sobre decoração com plantas e adapte sua casa à natureza.


Decoração com plantas

Decoração com plantas naturais

As plantas naturais têm o poder de tranquilizar qualquer ambiente, criando aconchego e harmonia. Podem ser facilmente os pontos de cor numa decoração mais clara ou neutra, dando vida ao ambiente de forma sutil.

A cor mais predominante fica por conta do verde, mas não deixe de ousar ao decorar a casa com rosas coloridas e outras plantinhas que exalam alegria em suas cores.

Seja em vasos pequenos e sutis na decoração, grandes vasos de canto ou um jardim de inverno bem decorado, permita-se conviver com plantas no dia a dia.

Cada planta tem suas especificidades e necessidades, portanto converse bem com um profissional paisagista sobre quais as melhores plantas para sua intenção decorativa e local de uso.

Inspirações:

Decoração com plantas suculentas

As chamadas plantas suculentas são as melhores opções para cultivar dentro de casa, principalmente para quem não tem tanta habilidade ou tempo para cuidar, já que necessitam de cuidados mínimos e são lindinhas!

Pode ser inserida em pequenos ou grandes vasos em jardins, com vasos dispostos de forma empilhada ou com efeito pendente. São boas opções para apartamentos, pois são pequenas e práticas para decorar.

Utilize também na decoração dentro de casa, com pequenos vasinhos sobre estantes, prateleiras e até centro de mesa. Um mix entre diferentes espécies é muito bem-vindo!

Inspirações:

Decoração com plantas na parede

Uma forma bem bacana de estabelecer um ponto decorativo com plantas dentro de casa é escolhendo uma parede para decorar.

Pode ser uma parede do jardim, da sala, da área, de qualquer cômodo. Você pode construir os famoso jardins verticais, que transformam as plantas em exposição para contemplação e decoração.

As plantas podem se posicionar em cascatas, vasos empilhados, prateleiras, trepadeiras, grades, suportes com bolsos, dentre outras opções que favoreçam o vertical sempre.

Dependendo do local da parede escolhida, o ambiente pode ficar consideravelmente mais fresco.

Inspirações:

Decoração com plantas para sala

Para uma sala mais sofisticada, combine uma decoração com plantas com cores mais escuras, como preto e vermelho vinho, assim você constrói um drama sofisticado e digno de aplausos.

Em salas de estar favorecidas pela iluminação natural, plantas bem posicionadas em frente à janela podem servir de sombra em determinado horário do dia e isso funciona muito bem visualmente também.

E fique sabendo que o verde não precisa estar somente nas plantas! Varia tons de verdes desde os mais escuros aos mais pastéis pela sala, nas paredes ou nos móveis, e crie uma sintonia forte com a natureza.

Inspirações:

Decoração com plantas para cozinha

Já imaginou cultivar as plantas dos seus temperos diários na sua própria cozinha? É uma das possibilidades funcionais de decorar com plantas!

A cozinha ganha uma graça natural quando o espaço possui decoração bem caseira e campestre, com vários vasinhos bem posicionados em estantes e prateleiras, como também plantas pendendo do teto decorando os cantos das paredes.

Se sua cozinha tem bancada americana e é mais moderninha, que tal uma estante suspensa por cima com plantas dando um toque final na decoração?

Se você acha sua cozinha monótona demais, experimente decorar com o verde das plantas, fica bem discreto, sem exageros e renova o local.

Inspirações:

Decoração com plantas para varanda

Nesses ambientes, as plantas funcionam quase como um convite para relaxar ou curtir com os amigos na varanda.

Um jardim vertical pode ser uma opção discreta, mas quem busca inserir uma pequena “selva” em sua varanda, as plantas predominam e poucos móveis aderem ao ambiente. Muitas varandas são os atuais jardins de apartamentos e casas pequenas, sabia?

Vale ressaltar que plantas para ficar expostas na decoração de uma varanda devem lidar bem com as mudanças de temperatura e de exposição solar, então selecione com cuidado as plantas para essa finalidade.

Inspirações:

Decoração com plantas para banheiro

A decoração com plantas nos banheiros simples e pequenos tende a ser mais discreta, como com pequenos vasos sobre a decoração na pia ou conjuntos de vasinhos numa estante ou prateleira.

Se seu banheiro é maior, contendo um espaço para relaxamento com banheira ou ofurô, a ideia pode se ampliar criando uma atmosfera de natural ao redor do local de banho e descanso, com plantas pendentes do teto e pequenos jardins ao redor.

Se sua intenção é apenas decorativa no banheiro, opte por plantas artificiais bem próximas à aparência natural, assim dá menos trabalho e evita cuidados com plantas sensíveis a ambientes muito úmidos.

Outra opção de conectar decoração com plantas ao banheiro é construindo esse cômodo próximo a um jardim e criando uma divisória entre os ambientes com portas de vidro; assim o verde do lado externo agrega à decoração interna do banheiro. Seja criativo!

Inspirações:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here