“Do lixo ao luxo”! Quem diria que o cimento um dia seria matéria-prima para decorações de diferentes estilos dentro de casa?

E não estamos falando de parede ou piso, e sim do uso do cimento em forma de objetos decorativos e até mesmo com diferentes funções, como vasos de plantas ou potes!


Saiba mais sobre esse tipo de artesanato e aprenda dicas sobre decoração com cimento no texto de hoje.

Decoração com cimento

Como fazer decoração com cimento?

O cimento tem essa cara rude, dura, pesada, mas é um material que faz parte da lista de materiais de decorações minimalistas, ou seja, dependendo da sua apresentação, pode ser um dos materiais mais simples e sutis no espaço.

Pensando nisso, uma tendência que usa cimento em objetos de decoração não para de crescer no universo do design de interiores.

Essa moda começou com o simples artesanato para criar potinhos de plantas e atualmente serve de molde para objetos decorativos para diferentes escalões, criando decorações de estilos contemporâneos e industriais.

Hoje em dia, você encontra facilmente objetos decorativos feitos de cimento em lojas de decoração ou pode mandar profissionais de artesanato fazer para você. Mas, se você é como a gente e quer aprender a fazer, se liga nas dicas básicas abaixo para fazer decoração com cimento em casa mesmo:

– Materiais: Cimento, gesso e água. A água deve ser adicionada aos poucos até obter uma pasta. Use luvas para sua segurança, o cimento é corrosivo na pele e pode machucar.

– Objetos mais pesados: Para mais resistência, acrescente concreto pronto na mistura.

– Use moldes: Com a massa pronta, use moldes propícios ou improvisados para dar forma ao cimento. Em casa mesmo, você pode usar copos, sacos, bexigas, papelão, caixas de suco ou leite, potes de margarina, dentre outros produtos descartáveis.

Use papel impresso também para dar formatos, como para letras ou números, por exemplo; basta imprimir e fazer um molde colando em papelão para ganhar firmeza. Para o molde não subir ou boiar no cimento, é necessário colocar pesos do lado de dentro, como objetos de ferro, moedas ou algum líquido, tanto faz.

– Secagem: Respeite o tempo de secagem total do cimento, que pode demorar de 3 a 5 dias; então tenha paciência para ter um objeto de cimento prontinho e sem erros.

Em casos de moldes de plásticos, o cimento desgruda facilmente depois de seco; se forem objetos de papel, deve-se rasgar ao redor do cimento moldado.

– Acabamento: Use um gilete ou lixa para polir o cimento. Para selar, passe alguma cera ou verniz acrílico; se o objeto criado for ter contato com líquidos, recomenda-se aplicar impermeabilizador também; finalize com tintas coloridas também se desejar.

Confira abaixo um passo a passo sobre criação de objetos decorativos com cimento, em que o decorador dá dicas importantes sobre o assunto:

Ideias e inspirações:

Peças decorativas de cimento

Desde um objeto de decoração a um móvel no ambiente, o cimento pede contraste, seja com outro material, como porcelana, madeira ou vidro, ou choque entre cores e texturas.

Combina muito bem com plantas pelo contraste do concreto com o natural, além das cores cinza e verde. Em mesas, para dar uma leveza ainda melhor, pode colocar pezinhos ou as pernas mesmo com outros materiais, como madeira, por exemplo.

Nos objetos em casa, a sugestão fica para bandejas, bowls, velas, luminárias, dentre outros objetos em diferentes formatos puramente decorativos.

Inspirações:

Castiçais de cimento

Castiçais ou porta-velas feitos de cimento são opções bem procuradas quando a ideia é decorar com esse material.

Para fazer você mesmo, basta usar moldes na medida desejada, sejam baldes ou vasilhas de plástico, e colocar copos descartáveis dentro, que vão formar um espaço onde as velas ficarão; há quem faça o molde com velas mesmo, dando uma medida mais exata ainda.

A sugestão é fazer de 3 a 4 moldes para criar um conjunto de castiçais, sendo excelentes para decorar uma mesa de jantar, por exemplo. Inspire-se em outros modelos de castiçais a seguir.

Inspirações:

Kit de banheiro de cimento

Também é fácil fazer um kit de objetos funcionais para banheiro, com saboneteira, porta-escovas e ainda um molde para encaixar sabonete líquido. Aprenda a fazer um kit simples e bem bonito no vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here