Cristaleira: Como usar na decoração? Dicas e inspirações!


As cristaleiras existem nas casas dos mais variados estilos, configurando um item clássico em meio às decorações contemporâneas.

Antigamente, era apenas mais um móvel de utilidade pela casa, feito para guardar louças e cristais de utilidade diária ou em dias especiais; mas hoje em dia ganhou reconhecimento também como um elemento de força na decoração.

Para saber como usar cristaleira na sua decoração, confira as inspirações a seguir.

Cristaleira

Dicas de como usar cristaleira na decoração

  1. Usando com sua função clássica

Para exibir em algum cômodo as suas louças, cristais, taças e outros elementos especiais, herdados ou valiosos, a cristaleira é o móvel ideal, afinal essa é a sua função.

Afinal, uma cristaleira original é um móvel retangular, alto, com prateleiras internas e com portas de vidro a fim de mostrar os elementos da parte de dentro.

A transparência exibe e decora o ambiente, enquanto as portas de vidro protegem os materiais de quebrar ou da poeira.

As clássicas podem ser usadas onde você quiser, seja na sala de jantar, sala de estar, na cozinha, dentre outros. Existem também modelos sem portas, que são bonitos também, mas existe o risco de empoeirar ou quebrar com maior facilidade.

  1. Para expor itens colecionáveis

Já pensou em usar a cristaleira para decorar com objetos, obras de arte, miniaturas, lembranças de viagem ou outras coleções do seu agrado? Saiba que essa é uma função atual que agrega muito estilo na decoração.

É uma forma de expor de forma segura itens de enfeite que você preserva com carinho; como se fosse um tipo de museu na sala em que há o aviso de “Não pode tocar”, sabe?

Para expor itens colecionáveis

  1.  Minibiblioteca dentro de casa

Sua cristaleira também tem a função de servir como área para guardar livros. Você pode dividir as prateleiras em sessões com temas diferentes, ou com livros que você já leu ou não leu ainda, dentre outras formas de organização.

A cristaleira serve para afastar a poeira das páginas dos seus livros, expor seu lado leitor e ainda organizar de forma elegante e acessível seus livros dentre casa, os quais geralmente ficam guardados ou empilhados de forma não atraente.

Minibiblioteca

  1. Minibar

Até os modelos mais antigos de cristaleira ficam modernos e cheios de estilo com este uso para um pequeno bar. Para um ambiente descontraído, bastam suas taças e copo e garrafas de bebida para ter o seu bar dentro de casa.

Existem inclusive adegas semelhantes a uma cristaleira, justamente para auxiliar quem busca essa função.

Minibar

Modelos de cristaleira e ideias na decoração

  1. Cristaleira de vidro

A maioria dos modelos contém vidro na estrutura da cristaleira, incluindo as portas para mostrar o que há dentro. Mas procure também modelos completos de vidro, os quais viram peças leves e iluminadas para combinar com qualquer cantinho.

Para criar sensação de infinito, alguns modelos contam com fundo espelhado, assim replicam os itens ali guardados. O resultado é bem moderno! Combine vidro com ferro também e tenha um visual mais contemporâneo.

  1. Cristaleira de madeira

A madeira traz mais aquela cara de mobília à cristaleira, portanto é ideal para quem quer incorporar aos móveis na decoração. A combinação entre madeira e vidro também é irresistível!

Procure equilibrar os tons entre as madeiras do ambiente para haver harmonia. Cristaleira de madeira também é ideal se você algum tipo de decoração rústica, principalmente com madeira claras e de aspecto antiquado.

  1. Cristaleira preta

A cor preta traz sofisticação, elegância e muito estilo na decoração quando usava em móveis, e isso não é diferente com as cristaleiras.

O preto lhe confere uma aparência sóbria pronto para destacar quaisquer elementos decorativos do lado de dentro, sejam cristais ou objetos de decoração. Esse modelo é muito procurado para fazer minibares ou adegas.

  1. Cristaleira pequena

Se o espaço é limitado, há modelos de cristaleiras pequenas também para serem incorporadas ao espaço.

Uma opção são cristaleiras finas e mais verticais, contendo uma porta apenas, ou ainda cristaleira de parede, que dispensa suportes no chão, como se fossem armários suspensos, porém com portas de vidro.

  1. Cristaleira branca

Já as cristaleiras brancas são mais simples e minimalistas, principalmente se nesse ambiente predominarem as cores claras.

Como é uma cor neutra, assim como o preto, também ajuda a destacar os elementos do lado de dentro. Se for para guardar louças e taças, o branco aumenta o brilho e luz vindos da cristaleira.

  1. Cristaleira retrô

O formato retrô também é muito buscado para as cristaleiras. Com esse estilo, as cristaleiras predominam pezinhos altos, cores mais vibrantes como amarelo ou rosa, ou até um design diferenciado.

O formato das portas como também o design do contorno da parte de vidro podem ganhar características do retrô que vão encher sua sala de estilo dos anos 50/60!

  1. Cristaleira antiga

Você tem a opção de procurar modelos antigos em bazares, lojas de leilão ou mandar restaurar aquela herança de longa data da cristaleira da casa da sua avó.

Com uma simples lixação e verniz, a cristaleira ganha outra cara e pode decorar seu ambiente. Os modelos mais antigos são grandes, então saiba onde decorar para não haver erro.

  1. Cristaleira de canto

Há também modelos de cristaleira com design especial para encaixar no meio do encontro entre suas paredes.

Esse tipo de móvel é ideal para quem espaço limitado na casa e quer uma cristaleira, como também deseja reaproveitar esses pequenos espaços com alguma utilidade. Também existem as opções suspensas na parede, aproveitando ainda mais espaço.

Onde comprar cristaleira barata?

Você encontra cristaleiras com preço mais acessível em sites de alta rotatividade de móveis, como por exemplo as Lojas Mobly ou Madeira Madeira, que conta com vários fornecedores.

Mais pesquisas de preços você pode ter no site Buscapé, o qual compara preços de várias lojas.

Além de comprar novo, você pode conferir preços de produtos sendo revendidos, como em sites OLX ou grupos do Facebook; as chances de você pegar um bom móvel só porque tem alguém desapegando da cristaleira são altas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here