Antigamente, ter casas ou apartamentos pequenos significava pouca disponibilidade de dinheiro da pessoa ou de um casal. Mas hoje em dia isso não é mais assim! As pessoas estão dando preferência por espaços mais compactos e funcionais, afinal a vida vem sendo bem mais corrida, e rotina de casa grande desde organização, limpeza e outros gastos pode ser evitada. Sendo assim, a moda é viver de forma prática, como cômodos menores e mais organizados nas casas.Cozinha modulada

Com as cozinhas não é diferente. A busca por um espaço mais funcional e prático para cozinhar e servir vem crescendo, e pensando nisso as cozinhas moduladas são uma das escolhas mais inteligentes quando o quesito é economizar espaço. Continue na leitura para saber mais sobre cozinha modulada e aprender dicas de decoração no espaço!


O que são cozinhas moduladas?

Uma cozinha comum é composta por móveis aleatórios, como armários, estantes, prateleiras, gavetas e balcão, por exemplo, além dos eletrodomésticos. Já uma cozinha modulada representa um planejamento antes da instalação, que combina de forma estratégica e decorativa os móveis necessários com os eletrodomésticos do local. Sendo assim, é um projeto em forma de um único ou poucos armários que envolvem geladeira, microondas, fogão, dentre outros utensílios para uso na cozinha.

Esse tipo de cozinha também proporciona a possibilidade de instalações extras nos espaços entre os móveis ou de apoio externo, como prateleiras, nichos, ganchos ou suportes na parede, entre outros acessórios. Assim, fica tudo guardadinho, com o que for de uso rotineiro a fácil alcance, incluindo objetos de decoração expostos no espaço, dando personalidade e beleza à cozinha.

Tipos de cozinhas moduladas

  • Armários aéreos simples: São compartimentos bem organizados ideais para guardar pratos, copos e louças do dia a dia. Para mais praticidade, o ideal é optar por portas práticas, como aquelas de mola controlada que sobem, permitindo acesso ao que está dentro. Modelos mais baratinhos podem oferecer portas de correr, que é ideal quando o espaço é reduzido.
  • Armários com pés para apoiar no piso: Para quem ainda não tem certeza da posição do móvel, ou vive num apartamento alugado que não pode furar as paredes, o ideal é uma cozinha modulada com pés no chão mesmo, sem necessidade de pendurar na parede. A utilidade será semelhante, apenas pode incomodar na hora da limpeza abaixo do móvel caso seja muito próximo ao chão, mas isso pode ser resolvido na hora da compra se você priorizar este ponto.
  • Armários de canto diagonal: Esses são indicados para cozinhas com duas paredes disponíveis, formando uma quina com o móvel. Ideal para colocar ainda mais prateleiras pelo ambiente.

Dicas de eletrodomésticos para cozinha modulada

Como a ideia é ter uma cozinha mais compacta, você pode investir em alternativas mais modernas de eletrodomésticos com o objetivo de reduzir quantidade de objetos grandes no espaço, como um fogão clássico, por exemplo. São alguns:

  • Cooktops: Além de bonitos e modernos, os fogões cooktops priorizam a funcionalidade e respeito de espaço no ambiente, substituindo o fogão tradicional. Podem ser instalados facilmente na bancada da cozinha modulada. Existem em variados modelos, preços, quantidades de bocas, entre outras características. Viram excelentes itens de decoração no ambiente quando apresentam alguma cor diferenciada. Como por exemplo um cooktop com a plataforma vermelha numa bancada branca, que tal?
  • Forninho elétrico: Como você vai desapegar do fogão e investir num cooktop, vai ficar faltando um forno, não é mesmo? Um que ocupa menos espaço do que os fornos convencionais é o forno elétrico, que é pequeno, portátil e também pode ser colocado em cima da bancada. Serve para assar bolos, refeições, pizzas e demais receitas.
  • Coifas: Para conservar a qualidade dos móveis da sua cozinha modulada, invista também em coifas para garantir limpeza e filtragem do ar, tirando cheiro de fumaça da cozinha como também evitando que gorduras fiquem impregnadas nos móveis.
  • Outros: Aproveite a bancada e compartimentos sem porta para organizar de forma planejada seus eletrodomésticos menores, como microondas, liquidificador, mixer, batedeira, dentre outros que usar no dia a dia.

Dicas de decoração de cozinha modulada

  • Esqueça um ambiente de uma cor só! A moda agora é investir em mobília com cores vibrantes que alegrem o ambiente. Que tal uma cozinha modulada com portas vermelhas combinando com seu cooktop? Aproveite dos diversos modelos coloridos do mercado e faça do seu armário um ponto de cor na decoração da casa.
  • Se tiver espaço, faça uma ilha na cozinha, indo na mesma ideia de cor e material do armário principal da cozinha modulada. Essa ilha é como um balcão extra, porém não para utilidades e sim confraternização entre amigos, apoiador para um vinho, um petisco, entre outras situações mais despojadas.
  • Para quem quer ousar na estampa dos móveis, uma opção é estampar com adesivos as portas da cozinha modulada, por exemplo. Estampas de flores, xadrez, bolinhas, entre outras. Quanto mais ousada, mais difícil de encontrar impressa no material do móvel mesmo, portanto sai baratinho você investir numa cobertura com adesivos depois de comprar e na hora de decorar.

Inspirações:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here