Os imóveis estão cada vez menores e isso torna mais comum pequenos cômodos na casa, como também mais presença de ambientes integrados. Com a cozinha não vem sendo diferente, pois torna-se essencial fazer desse espaço um ambiente funcional, com itens de fácil alcance, tornando os hábitos de cozinhar e servir muito mais práticos no dia a dia. Para isso, existem as cozinhas compactas, que visam organização e funcionalidade do espaço, sem deixar de lado a elegância da decoração. Venha saber mais!Cozinha compacta

O que é cozinha compacta?

Pense assim: Basicamente, é uma cozinha pronta pra ser instalada! Geralmente, são móveis pré-fabricados, adaptáveis, disponíveis numa enorme variedade de opções no mercado, com armários grandes ou pequenos, de aço, de madeira, com ou sem prateleiras, com ou sem bancada, com ou sem pés, e assim vai. Chama-se compacta por vem com todo esses itens de forma compactada, pronta pra ser inserida na sua cozinha, respeitando as medidas e eletrodomésticos.

No geral, são móveis que podem ser comprados em lojas de mobília, como também podem ser planejados com empresas específicas. Falando de preços, as cozinhas prontas das lojas saem mais em conta se seu orçamento estiver limitado; mas se você tiver grana disponível, vale a pena investir num móvel de melhor qualidade e que respeite as medidas da sua cozinha ao exato.

Cuidados antes de comprar sua cozinha compacta

  • Tire as medidas do espaço:

Meça toda a sua cozinha, incluindo a posição de janelas, portas, tomadas, canos, como também medir os eletrodomésticos. Nunca compre antes de medir, pois o móvel simplesmente poderá nem entrar na sua cozinha. Fique atento também se sua cozinha é de estilo americana, incluindo na medição a sua bancada.

  • Priorize o trio principal de eletrodomésticos:

O erro maior de quem compra uma cozinha compacta e não gosta do resultado é porque não deu prioridade aos espaços exclusivos do trio: fogão, pia e geladeira. Sendo assim, invista num armário que não deixe fogão e geladeira lado a lado, por conta da sua segurança e durabilidade dos mesmos!

  • Escolha um material de qualidade:

Os revestimentos de cozinha compacta disponíveis no mercado são diversos, o que influencia também no valor final da compra. Os pré-fabricados mais comuns são MDF, madeira e aço inox.

  • Fique atento aos detalhes do móvel:

Como são móveis fabricados em massa, podem vir com defeitos de fábrica, desde uma porta mal encaixada a uma dobradiça frouxa, por exemplo. Sendo assim, analise bem a qualidade do móvel antes de adquirir. Fique atento às portas, gavetas, dobradiças, firmeza do móvel, entre outros.

  • Respeite a decoração da sua cozinha:

Como é um móvel pronto, ao inserir no ambiente poderá ficar estranho com relação à decoração geral do espaço. Sendo assim, faça um teste com o móvel desejado, tire fotos, e leve para casa para fazer comparativos com relação ao ambiente. Peça opinião de amigos e familiares também, vale a pena! A dica é investir em móveis claros em ambientes menores, ou móveis mais escuros quando a ideia é ser mais moderninho.

Alguns modelos de cozinhas compactas

  • Cozinha compacta suspensa: Principalmente se for de cores claras, de forma suspensa numa das paredes da cozinha, pode oferecer leveza ao ambiente. Ideal para servir como uma bancada de suporte ou até mesmo ser foco de decoração no local.
  • Cozinha compacta embutida: Embutir na parede sua cozinha compacta pode ser uma ótima alternativa ao espaço, principalmente se essa cozinha por pequena. Dependendo do espaço disponível, esse armário embutido pode gerar até um balcão para pequenos lanches com o apoio do bancos pequenos.
  • Cozinha compacta com armários superiores: Como a ideia é concentrar a maior parte dos móveis da cozinha nesse único móvel, para aproveitar ainda mais o espaço, priorize mais armários ou prateleiras na parte superior desse móvel, de modo que fique acima da linha da geladeira, por exemplo. Assim, a leveza no ambiente tende a ser ainda melhor.
  • Cozinha compacta colorida: Para um estilo mais alegre na cozinha, como algo pop, retrô ou vintage, aposte em móveis que contenham portas coloridas, em tons vibrantes, como por exemplo, um armário de inox com portas verdes, ou um armário branco com uma porta ou outra vermelhas. Traz um diferencial bonito ao ambiente!

Inspirações de cozinhas compactas:

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here