Já foi-se o tempo em que cortinas eram usadas exclusivamente para decorar janelas e bloquear entrada de luz solar.

Com um pouco de criatividade e senso decorativo, dá pra fazer várias coisas com as cortinas, como por exemplo dividir ambientes, usar na parte de baixo de uma bicama, fazer divisórias em quartos compartilhados, usar como cabeceiras e, principalmente, talvez uma das formas mais criativas, substituir portas de armários.

Cortinas-para-armário

E é sobre isso mesmo que falaremos hoje! Saiba por quê e como usar cortinas para armários em diferentes cômodos da casa a seguir!

Inspirações de cortinas para armários:

Se algum armário da sua casa está com as portas velhas, arranhadas ou comprometidas de qualquer forma, que tal inovar um pouquinho? Ou até mesmo você gostaria que esse espaço da casa ganhasse mais amplitude, sem necessidade de aberturas de portas para fora? Então tire as portas e coloque cortinas! Você não vai se arrepender.

Confira a seguir como as cortinas podem agregar na decoração de diferentes espaços com funcionalidade, simplesmente substituindo as portas dos armários por tecidos leves e bonitos.

  1. Cortina para armário de quarto

As cortinas para armário de quarto podem trazer um estilo único para o ambiente. Podem ser portas de guarda-roupas ou closets, com diferentes tipos de intenção. Se você deseja ver sempre o que há dentro, que tal cortinas transparentes?

Recomendamos que tudo esteja sempre organizado nesse caso! Cortinas com tecidos mais suaves e clarinhos deixam o ambiente romantizado e bem clean! Além de quem são bem fáceis de abrir e fechar, facilitando a arrumação no dia a dia, né?

Dica: Se seu guarda-roupa é de madeira escura, experimente cortinas claras como portas, vai dar uma amplitude boa no seu ambiente. E que tal uma cortina da cor da parede? Assim quando tudo estiver fechado, seu armário fica “camuflado” no espaço, sem ninguém imaginar que ali existe um guarda-roupa.

  1. Cortina para armário de banheiro

As cortinas nos banheiros, geralmente são para dividir a parte que pode molhar da parte seca do cômodo, não é? Mas saiba que também podem ser portas de armário! Para esses casos, são mais indicadas para as partes inferiores da pia, que guardam itens extras para reposição no banheiro, como papel-higiênico e toalhas.

Como o banheiro é uma área úmida, para preservar melhor as coisas opte por cortinas de tecido resistentes. Dica: Que tal combinar a cortina de divisória com a cortina do armário? Dá certo!

  1. Cortina para armário de cozinha

As cortininhas em armários de cozinha são um amor, pois podem trazer vida e pontos de cor ao espaço, em móveis de cores simples e neutras. Normalmente, são mais usadas para fechar gabinetes inferiores, mas também servem como portas de armários superiores e até para cobrir prateleiras.

Para quem deseja manter uma uniformidade de cores na cozinha, pode manter a cortina nos mesmos tons gerais do espaço, como uma cortina cinza abaixo de uma pia inox, por exemplo.

  1. Cortina para armário de lavanderia

As cortinas para armário de lavanderia são uma opção perfeita e levinha para casas com lavanderias apertadinhas, pois não tem a necessidade de portas físicas abrindo para fora e para dentro!

Além disso, são espaços que geralmente não têm muito foco de decoração na casa, então uma simples cortina colorida já vai dar vida ao espaço! Pode ficar tudo bem organizadinho e higienizado, como a máquina de lavar fechada com a cortina, mantendo-a sempre limpa e bem cuidada.

Cortina para armário embutida ou externa?

Para dar ainda mais naturalidade às suas cortinas para armários, você pode fazer uma pequena obra com um pedreiro de confiança pedindo para ele deixar a estrutura e armação da cortina de forma embutida no gesso do teto, ou então na moldura do guarda-roupa.

Para armários que são embutidos, pode ser mais fácil, pois a instalação da cortina será interna; já armários dos quais você tirou as portas, basta fazer um tipo de moldura descendo do teto e dando a volta no armário, assim as cortinas ficam embutidas de forma graciosa, parecendo que estavam ali desde sempre.

Mas também não tem problema algum a estrutura da cortina ficar do lado externo, também é um estilo que dá para decorar sem problemas. A questão é que as cortinas embutidas dão mais naturalidade ao espaço quando a função é porta de armário.

Tradicionalmente, a estrutura fica externa quando tem a função de cobrir janelas. Mas isso também varia de acordo com seu gosto pessoal!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here