Ter cortinas em um ambiente é poder controlar a entrada de luz e conforto térmico, mas além disso também serve como um toque decorativo no espaço.

No mercado, temos todo tipo de cortinas, dos mais variados modelos, recortes, tecidos, transparências, cores e estampas, cada uma com estilo certo para alguma decoração ou objetivo específico.

Cortinas para a sala

E se você está buscando inspirações de cortinas para a sua sala, está no lugar. Confira!

Cortinas para sala pequena

Independente se a sala for grande ou pequena, a cortina deve respeitar o espaço onde será instalada, sem faltar ou passar muito pelas laterais nem ficar encostando no chão, por exemplo.

O primeiro passo é tirar as medidas da sua janela, considerando também o nível de luminosidade que você deseja nessa sala pequena.

Quanto ao tecido sugerido para salas menores, não use tecidos pesados, que possam sobrecarregar a decoração nesse espaço que já é limitado, sendo assim opte por tecidos leves, como voil, algodão ou seda.

Quanto às cores, uma sugestão é comprar uma cortina da mesma cor ou em tom semelhante ao da parede em que for instalada, de preferência em tons claros, pois cria a ilusão de amplitude e “menos” informação.

Cortinas para sala de estar

Na hora de escolher uma cortina ideal para a sua sala de estar, considere os objetivos do ambiente.

Se nessa sala de estar você costuma receber visitas, esse ambiente merece um ar aconchegante, inclusive na parte de iluminação e ventilação, portanto nada de colocar uma cortina pesada e quente, que possa abafar quando estiver fechada.

Opte por tecidos leves, os quais bloqueiam a luz parcialmente, sem afetar o conforto no ambiente.

O modelo escolhido depende muito da sua decoração. Procure criar combinações sutis, como entre o sofá e a cortina, ou tapete e cortina, por exemplo; ou ainda você pode trazer alegria ao ambiente, caso a cor predominante da sua sala seja mais monótona, como uma cortina floral ou em cor mais vibrante, quem sabe.

Apenas não tenha medo de inovar se for seu maior desejo na decoração.

Cortinas para sala de jantar

A maioria das casas possuem salas de estar integradas com a sala de jantar, e se esse for o seu caso, as dicas anteriores estão valendo. Mas, se a sua casa tem um cantinho exclusivo para a sala de jantar, o uso da cortina deve ser mais focado na hora da refeição e do momento com amigos ou família.

Procure usar cortinas que ofereçam total controle em diferentes momentos do dia, seja quando você desejar entrada direta de luz ou não. Persianas são uma boa opção nesses casos.

Uma boa sugestão de combinação é entre o tipo de material da sua mesa de jantar com a cortina escolhida, ou ainda com o lustre acima da mesa. Decorações clássicas pedem cortinas longas e elegantes, já as mais modernas pedem as mais práticas, como persianas.

Cortinas para salas blecaute com voil

Caso a ideia seja criar um ambiente mais intimista, nem que seja de vez em quando como parar ver um filme com os amigos, opte por instalar uma cortina com tecido blackout (blecaute), assim o bloqueio solar é mais facilmente controlado.

Apenas cuidado para não afetar tanto a temperatura do ambiente, pois esse tecido também bloqueia a entrada de vento.

A dupla blackout com voil, que é um tecido mais transparente e suave, é boa quando se deseja a entrada da luz natural na sala, enquanto que o blackout fica de reserva quando se deseja menos iluminação e mais privacidade. Salas com sofá-cama para receber visitas merecem uma dessas!

Cortinas para sala modernas

Existem vários tipos moderninhos de cortinas para agregar nas decorações mais contemporâneas e minimalistas. Os modelos rolô, romana e cortina em painel são meios modernos para esse tipo de decoração!

O legal de usar persianas também é que ela pode ser combinada com cortinas tradicionais, revezando nos momentos ideais. Até aquela entrada “cortadinha” da luz tem um ar moderno no ambiente.

Cortinas para sala no Mercado Livre

O Mercado Livre é uma grande loja virtual que reúne vendedores de todo o Brasil, e lá você pode encontrar diferentes modelos de cortinas, ideal para quem pesquisou em lojas físicas pela cidade e não encontrou a que sempre quis.

Antes de comprar, verifique a reputação da loja vendedora com que deseja fazer negócio, informe-se sobre garantias, trocas e devoluções.

Lá tem muitos modelos legais por bons preços, tanto para venda no varejo como atacado se você também for um vendedor na sua cidade, pode conferir! Clique e confira: https://lista.mercadolivre.com.br/casa-moveis-decoracao/decoracao/cortinas/cortinas-sala .

Preço médio de cortinas para sala

O preço das cortinas varia de acordo com o material, tecido, suportes envolvidos na instalação, formas de abertura, dentre outras características mais específicas.

No geral, você pode encontrar cortinas ou persianas boas para usar na sala a partir de R$50 reais, chegando a mais de R$300 reais, depende muito do modelo que você busca. O segredo é pesquisar bem o modelo ideal antes de comprar.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here