A fachada de uma casa é como o sorriso de uma pessoa! Sabendo disso, então por que valorizar apenas a decoração do lado de dentro se seu bom gosto pode começar desde um acabamento bonito nas paredes externas da sua casa?

Se você precisa de inspirações e sugestões sobre o que é tendência em diferentes estilos decorativos para áreas externas de casas, fique atento ao texto do dia sobre cores para sua casa!

Cores para casa

Dicas de cores para casa

Na hora de escolher as cores para a fachada da sua casa, escolha com atenção priorizando para que seja dentro de um estilo que valorize os detalhes estruturais da sua casa.

Não se trata apenas de achar uma cor bonita e querer pintar a sua casa, e sim combinar com o estilo arquitetônico e valorizar seu imóvel. Para te ajudar, trouxemos algumas dicas:

Respeite os detalhes da fachada

Analise e observe bem todos os detalhes da fachada da sua casa. Dependendo do projeto, o design pode conter pontos amplos, pontos de luz, pontos com sombra, isso tudo influencia na escolha das cores.

Casas pequenas, por exemplo, se forem pintadas com cores escuras terão suas medidas ilusoriamente reduzidas; se existe alguma parede em que você não busca foco, uma cor mais sóbria pode ocupa-la, enquanto que a parede de destaque, com uma janela, por exemplo, ganha mais valor com cor mais clara e vibrante. Observe com atenção esses detalhes.

Faça testes com um simulador

E se existisse uma forma de ver como uma fachada ficaria pintada com combinações de cores, mas sem pintar de uma vez? São para isso que existem os simuladores de cor!

Ver as cores em papéis impressos nem sempre nos dão segurança sobre se gostaremos ou não quando pintarmos a casa de verdade, portanto podemos utilizar os simuladores para essa previsão.

O que vamos indicar hoje é o Coral Visualizer, o simulador de pinturas da Coral. O aplicativo utiliza da realidade aumentada para mostrar em poucos segundos como sua casa pode ficar.

Lembrando que as configurações e resolução da câmera de cada celular podem influenciar na aparência da tinta, mas com certeza dá para termos uma noção! Veja como o Coral Visualizer funciona abaixo:

3 tendências de cores para casa 2018/2019

  1. Adorno rupestre

Esta é uma das cores queridinhas do ano que proporciona bem-estar dentro e fora de casa. Ela traz uma sensação leve, calma e tranquila ao local, criando uma atmosfera muito positiva e receptiva quando usada na fachada da casa.

Adorno rupestre

Como toques finais em forma detalhes, recomenda-se usar um azul petróleo para dar uma quebra visual ou também cores mais clarinhas.

  1. Castanho fechado (Moody Maroon)

Este é um dos tons mais sóbrios do vermelho, bem escuro e rico, próximo ao castanho-avermelhado. Essa cor é uma forma “moderna” de aplicar o “rústico” na fachada da sua casa.

Parece estranho, não? Mas é só um mix de 2 estilos de decoração quase que opostos que se complementaram muito bem! A cor possui nuance amadeirada e quente, ideal para casas grandes ou pequenas, para pintura geral ou em detalhes.

  1. Cores foscas e mates

As tintas com acabamento fosco ou mate estão em alta, sendo um completo maravilhoso para ambientes muito claros, por não refletir brilho e tornar mais confortável, portanto é ideal para fachadas mais neutras e discretas.

A paleta de cores em tons pastéis faz parte dessas cores foscas e mates, como azul, rosa, amarelo e branco. Perfeitas para servir de base para receber detalhes em tons mais vibrantes.

casa com fachada em Cores foscas e mates

Cores rústicas para casas

O design rústico tem uma paleta de cores muito específica que remete ao tradicional, natural, a raízes, ao mais aconchegante. O principal foco é na paleta de cores que permeiam o marrom, desde o marrom mais delicado, ao mais escuro, e ao mais fiel da madeira.

Esses tons terrosos trazem o estilo rústico à tona na sua fachada. Além das cores, bons acabamentos contribuem para que esse estilo se destaque ainda mais, como com pedras naturais, tábuas de madeira, telhas, tijolos aparentes, e afins.

Cores rústicas para casas

Cores modernas para casas

Para quem quer apostar no visual moderno para fachada da sua casa, todo tipo de revestimento ou acabamento, seja pintura ou materiais extras, devem envolver uma paleta de cores moderna que engloba branco, off-white, cinza, bege, marrom escuro, azul escuro e preto.

Muito mais que nas cores, capriche em materiais modernos no complemento da fachada, como grandes janelões de vidro, uma arquitetura mais retilínea e retangular, além de caprichar na iluminação, pois toda casa moderna tem pontos estratégicos de luz que favorecem na decoração.

Cores modernas para casas

Combinar cores dentro e fora da casa

Nada impede você de escolher as mesmas cores ou cores parecidas para dentro e fora de casa. No entanto, alguns detalhes devem ser respeitados.

Do lado de fora, a casa recebe luz solar com maior intensidade, portanto certas cores claras demais, por exemplo, podem refletir muito e a casa não ter boa estética.

Sendo assim, é melhor haver um equilíbrio entre as cores de fora com as de dentro, não necessariamente as mesmas. É o famoso tom sobre tom! Você pode se inspirar na imagem abaixo para ter noção do universo das cores que se complementam.

Combinar cores dentro e fora da casa

Foto: Follow The Colours.

Como combinar a cor da casa com os móveis?

Ainda na vibe da dica anterior, você deve buscar o equilíbrio entre as cores também na hora de decorar com os móveis.

Cores neutras e claras são ideais para uma base, assim fica fácil decorar com móveis em tons mais vivos e coloridos; já se você prefere os móveis mais neutros, como branco ou madeira nobre mais sóbria, você tem maior liberdade para dar destaque de cor às paredes.

O segredo é equilibrar entre cores quentes e cores frias, respeitando cada cômodo da casa.

O estilo da casa também afeta na escolha dos móveis? Uma casa moderna pede móveis de design ousado ou metalizados; já um ambiente mais rústico, pede móveis de madeira tradicional, com sensação maior de aconchego.

Consulte um designer de interiores para mais sugestões!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here