Tá de casa nova ou querendo dar um up na decoração da sua sala? Então vamos escolher juntos um sofá novo pra você. Confira neste artigo dicas de como escolher sofá e não errar na hora de escolher seu, tendo como base seu espaço disponível, orçamento, tipo de decoração e outros pontos-chave!como escolher sofa

Dicas de como escolher sofá

  • Mais confortável:

Se seu objetivo é conforto, aposte em sofás com espuma mais mole. Ideal para salas de TV, em que o objetivo é passar muitas horas acomodado da melhor forma vendo filmes, séries ou programas. Na sala comum, a espuma pode ser comum, mais dura, principalmente quando a intenção é mais decorativa do que convidativa.

  • Combinando com o tapete:

Ambientes confortáveis também contam com um bom amigo tapete pertinho do sofá, sendo assim, mantenha sintonia decorativa entre os dois. Se o sofá for escuro, invista num tapete claro para o chão; já se o sofá for estampado, um tapete neutro; um sofá liso, um tapete colorido e estampado.

  • Casa com crianças ou animais de estimação:

Para esses casos, recomenda-se sofás de cores escuras para disfarçar possíveis sujeiras, como marcas de pés, mãos e pêlos de animais. Caso queira um móvel claro, como branco ou bege, que seja de material de couro ou couro sintético, para ser mais fácil de limpar e não absorver líquidos. Mas isso é opcional, varia de acordo com suas exigências em casa e outras características.

  • Para sala pequena:

Como já deve saber, o tamanho da sala indica o tamanho do sofá. Se sua sala é pequena, preze por no mínimo 70 cm de espaço para circulação em volta do móvel. Para salas pequenas, invista numa peça simples de canto ou peças separadas com poucos lugares, no máximo 2 cada uma. E com um sofá pequeno, você ainda pode investir em móveis mais dinâmicos , como pufes e uma mesa de centro.

  • Dividindo ambientes:

Para ambientes integrados, como sala de estar e cozinha, aposte em posicionar seu sofá na área que divide os dois, dando um ar de divisão entre os espaços e de forma decorativa também.

Tipos de sofá:

  • Tradicional:

Aquele modelo simples, já conhecido, básico e estofado. O modelo é o mesmo, porém varia em diferentes estilos e tamanhos, e são essas características que fazem a diferença. São modelos que podem ter pézinhos ou não, como também almofadas de encostos soltas ou fixas, vai depender de como você preferir. Geralmente, vêm em conjunto com poltronas e são ótimos para caber em salas de apartamentos pequenos, com poucos moradores, deixando o ambiente mais intimista.

  • Retrátil:

É um tipo de sofá mais “completo”, oferecendo mais opções de conforto e expansão ao morador. É perfeito para salas de TV ou com home theater, já que preza pelo conforto e não há melhor do que ver um bom filme em posição confortável. Mesmo expansivos, são ótimos para os ambientes pequenos, já que a parte maior pode ser retraída depois, sem atrapalhar fluxo no espaço.

  • Retrátil e reclinável:

Além de retráteis, existem as opções de sofás com encostos reclináveis também, formando uma espécie de semi-leito, que é ainda mais confortável. Pode ser encontrado também em formas de poltronas individuais, reclinando o encosto e também levantando uma parte para estender os pés para cima.

  • Sofá cama:

Perfeito para quem um espaço pequeno e preza por móveis multifuncionais. É um móvel ótimo para quem mora em apartamentos pequenos e recebeu uma visita. Também pode ser inserido em ambientes de home office que viram quarto comum à noite, sendo usado como assento pela manhã e cama pela noite. Existem vários modelos, dos mais simples que expandem um colchão da parte de baixo até mesmo móveis que se dobram e viram beliches. Tudo bem prático!

  • De canto:

São os famosos sofás em L, sendo as melhores opções para substituir conjuntos de sofás separados, com variações menores. Representa um tipo de móvel compacto, que aproveita mais de uma parede do ambiente e agrega ainda mais conforto à decoração. Os sofás de canto maiores são ideais para salas compridas e extensas, podendo até vir com um chaise; já nos espaços menores, os modelos podem ter um dos lados menores para não atrapalhar o fluxo.

Inspirações e decorações

Agora que aprendeu qual o melhor tipo de sofá para a sua sala, inspire-se nas decorações abaixo e seja criativo na sua sala:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here