Na hora de reformar ou pintar paredes, a etapa mais importante é a aplicação da massa para disfarçar e ajustar quaisquer furinhos, relevos ou outras falhas, para garantir uma pintura lisinha e uniforme ou outro revestimento por cima.

Como emassar parede

Como emassar parede?

  1. Com massa corrida ou massa PVA?

Esse tipo de massa comum é indicada para ambientes internos, com paredes secas e já impermeabilizadas, pois não pode ter contato algum com umidade.


Se deseja pintar paredes externas, a massa ideal deve ser a massa acrílica, que é mais resistente. Para emassar parede com massa corrida PVA, você deve:

  • Tire móveis do ambiente ou cubra com pano ou lona o que não puder sair. Proteja o piso também com jornais ou panos.
  • Com uma lixa, prepare a parede removendo mofos, sujeiras ou umidades superficiais das paredes. Com um pano úmido ou uma vassoura, limpe a parede tirando restos de pó depois de lixar.
  • Aplique uma emulsão seladora, a qual preenche os poros da parede antes de receber a massa.
  • Assim que secar, aplique a primeira demão da massa corrida. Deixe secar novamente, e aplique uma segunda demão.
  • Depois que tudo secar, lixe para finalizar como preferir, corrigindo pequenos relevos ou falhas que identificar.

Como aplicar massa corrida com rolo?

Nem todo mundo tem habilidade com desempenadeira, portanto o rolo pode ser de bom cabimento nessas horas, afinal torna a aplicação mais prática.

O segredo é deixar a mass corrida bem homogênea na embalagem de modo a tornar fácil a aplicação com o rolo. E o uso de um rodo comum para deixar lisinho também faz a diferença! Confira abaixo:

Como preparar massa corrida?

A massa corrida pode ser encontrada já pronta na embalagem. Basta retirar da embalagem com o auxílio de uma espátula e aplicar na sua parede usando uma desempenadeira. O segredo é aplicar em camadas finas e ir corrigindo as imperfeições durante a aplicação.

Qual a melhor marca de massa corrida?

Massas corridas são bem similares no mercado, pois é um tipo de produto padronizado. Mas se não sabe mesmo qual escolher, pode optar por marcas de boa qualidade e boa reputação no mercado, como Coral, Suvinil, Metalatex, Renner e Lukscolor.

No final das contas, a forma de aplicar, paciência e detalhes de acabamentos de quem está aplicando é que faz a diferença.

Quanto tempo tem que esperar para lixar a massa corrida?

O tempo necessário para a massa corrida secar é de 4 horas em média, dependendo das condições climáticas da sua região.

Com gesso?

Um outro tipo de aplicação de massa nas paredes que fica mais famoso cada vez mais é o uso de gesso, isso porque é mais barato que reboco de argamassa, mais rápido de aplicar e ainda custa menos que o preço de massa corrida. Para emassar parede com gesso, você deve:

– Revestimento, limpeza da parede e lixamento também são necessários aqui. Se a parede estiver exposta com blocos ou tijolos, o revestimento com argamassa deve ser feito e então aguardar 7 dias para aplicar o gesso. Lembre-se de limpar o pó depois de lixar.

– Aplicar gesso gera muitos resíduos, portanto cubra tudo no ambiente, inclusive uma grande lona no piso. O produto é mais líquido, portanto pode escorrer facilmente por portas e janelas também durante a aplicação. Use cantoneiras também se necessário.

– Para paredes desalinhadas, pode ser necessário uso de taliscas e mestras para garantir o nível do acabamento final.

– Comece a aplicação na parte superior das paredes, e vá descendo até a base.

– Espere secar e avalie o resultado. O gesso deve estar plano, liso e brilhoso, pronto para receber a pintura ou outro revestimento.

Como emassar parede já revestida?

  1. Como emassar uma parede pintada?

A dica para emassar uma parede já pintada é também preparar a parede, assim como se nunca tivesse sido pintada. Só é necessária raspagem da tinta velha se ela estiver soltando.

O lixamento também deve ser feito, assim como a remoção de todo o pó depois. Aplique em seguida a emulsão seladora e então uma camada de massa corrida; repita o processo depois de secar e lixe fazendo os acabamentos necessário.

Se você tiver aplicado a massa corrida somente onde havia falhas, a pintura nova que você fará por cima vai corrigir.

  1. Como emassar uma parede com azulejo?

Essa opção é para quem quer esconder os azulejos da parede sem fazer quebradeira para a remoção dessas peças. Confira como isso pode ser feito a seguir:

– Limpe os azulejos com pano úmido e detergente neutro para remover sujeiras da parede e deixe secar.

– Deve ser feita uma mistura de adesivo de alto desempenho com argamassa (em média  partes do adesivo para cada uma de argamassa), resultando num aspecto líquido.

Essa mistura vai deixar a superfície dos azulejos porosa e pronta para aderir à massa corrida. Com a ajuda de um rolo de espuma, aplique por toda a superfície dos azulejos, apenas uma demão é o suficiente. Deixe secar por 12h.

– Agora é só aplicar sua massa corrida, comum ou acrílica. Aplique quantas demãos achar necessário até cobrir os azulejos como preferir.

  1. Como emassar uma parede de madeira?

Para esconder ou corrigir uma superfície de madeira, o ideal é utilizar massa corrida específica para madeira, pois massas comuns de alvenaria como a acrílica vão descolar facilmente.

A aplicação é da mesma forma do método comum, com lixamento, limpeza, emulsão seladora e aplicação da massa especial de madeira, desde que seja numa camada bem fina para não pesar e possivelmente descolar.

Outro ponto importante é que se a superfície for com madeiras emendadas, não única, deve ser necessário aplicar um selatrincas antes da massa.

Preço para emassar parede

O preço cobrado por pedreiros para emassar parede depende do estado que a parede se encontra, se tem reboco ou não, pintura ou não, cuidados necessários da aplicação da massa, qual material será usado, tempo de serviço, dentre outros detalhes. No geral, esse preço varia de R$ 7 a R$ 10 reais por m².

VÍDEO: Passo a passo de como emassar parede com massa corrida

Sabia que você mesmo pode aplicar massa corrida na sua parede? Não é difícil! Confira o passo a passo abaixo e aprenda sem nenhuma dificuldade a aplicar massa corrida da forma correta, desde o lixamento aos acabamentos.

Extra: Como pintar uma parede nova?

Como percebeu, emassar uma parede com massa corrida ou gesso tem suas especificações para garantir um bom resultado ao final.

E para quem construiu agora e tá com uma parede novinha em folha pronta para ser pintada, também deve ficar atento a muitos detalhes! Saiba como pintar uma parede!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here