Modernos, abstratos, nerds, florais, etc. Quadros podem ser absolutamente sobre quaisquer temas, desde que tenham a ver com a decoração do ambiente e gostos dos moradores da casa!

Servem para trazer novos ares ao ambiente e ainda preencher paredes vazias e sem vida. E se você quer aprender sobre a melhor posição para colocar seus quadros, formas de aplicação nas paredes, além de dicas e inspirações, está no lugar certo. Confira!

Como colocar quadro na parede

Qual a distância ideal entre quadros nas paredes?

O equilíbrio visual sempre a principal dica. Portanto,se a ideia é colocar apenas um quadro na parede, este deverá ser centralizado, sempre. Mas se você tem um jogo de quadros, com dois ou mais elementos, com harmonia de linguagens entre eles, aqui vão algumas dicas de posicionamento:

  • Nunca deixe os dois quadros encostados um no outro, por mais que sejam complementares;
  • Se fazem parte de um conjunto, deixe uma distância pequena de 3 a 5 cm entre eles, para o desenho geral se ressaltar;
  • A distância também pode ser maior, cerca de 10 cm entre os quadros, ressaltando ainda mais o que cada quadro particularmente tem de melhor;
  • O tamanho do quadro, formato e estilo da moldura também influenciam nessa distância.

Qual a altura ideal para quadros nas paredes?

Quanto à altura que os seus quadros devem ficar na parede: 

  • Eles devem respeitar a altura do seu olhar ou pelo menos da maioria das pessoas que moram na casa. Se uma pessoa tem 1,70 cm, por exemplo, o quadro deve ficar a 1,60 cm do chão, mais ou menos;
  • Se for acima de alguma mobília, como uma estante ou sofá, considere uma altura mínima de 15 a 20 cm acima desse móvel;
  • Nunca encoste quadros próximos ao teto, não traz equilíbrio visual nenhum.

Como montar composição de quadros nas paredes?

Não existem regras formais de organização de quadros, já que vai muito do estilo e formato de cada um deles, além de que varia de acordo com seu gosto pessoal também. No entanto, existem algumas sugestões que garantem a harmonia entre eles na parede:

  • Monte no chão uma composição do seus quadros ou coloque cartolinas cortadas nos formatos dos quadros com fitas temporariamente nas paredes, assim você pode visualizar e equilibrá-los entre si, principalmente se forem de tamanhos e formatos diferentes;
  • Uma dica é um quadro maior ao centro cercado por pequenos quadros em equilíbrio ao redor;
  • Mantenha uma temática entre os quadros, pois muitos temas, cores ou imagens criam poluição visual;
  • Se a parede é muito grande, quadros pequenos podem transmitir sensação de vazio, assim como quadros grandes em paredes pequenas limitam mais de montar jogos criativos.

Inspirações para composição de quadros:

composição de quadros

Fonte da foto em: Tua Casa.

Colocar colocar quadros pesados na parede?

Um quadro já é considerado pesado se sua tela e moldura pesarem juntas mais de que 9kg, sendo assim é necessário um tipo de suporte mais firme com reforço. O tipo de colocação depende do tipo de parede, se é de tijolo, gesso, madeira ou outra.

Antes de furar a parede, faça os pontos onde o quadro será colocado, com a ajuda de uma fita métrica e lápis para alinhamento. A melhor opção para objetos pesados nas paredes são garras de metal, que ferragens mais firmes.

São aberturas fixadas nas paredes com buchas de expansão e parafusos presos ao quadro, que vão encaixar na parede de forma firme. Utilize uma furadeira parafusadeira para essa aplicação.

Confira este vídeo rápido que ensina o encaixe de ganchos metálicos nas paredes para servir de suporte para os quadros:

Formas de colocar quadros nas paredes:

Com adesivos

Você pode optar por comprar adesivos de paredes em formatos de quadros, os quais possuem aplicação muito simples, exigindo apenas alinhamento e equilíbrio visual. Não é necessário furar a parede nem o adesivo estraga a pintura.

Com fita 3 M

A fita 3 M é uma excelente fita dupla-face que evita furar paredes para colocar quadros de peso leve de até 500g ou 1 kg, dependendo do modelo. Ela é bem fácil de aplicar e de ser removida e não prejudica a pintura ou papel de parede. Ideal para quadros sem moldura, que pesam menos.

Com pregos ou parafusos

É a forma mais segura indicada para quadros de médio a grande peso, mas depende muito do tipo de parede em que será colocado, sendo umas mais resistentes e outras não. Os quadros podem ser parafusados nas paredes ou apenas pendurados por hastes nesses pregos. Devem ser bem fixados e com suporte firme na parede para evitar que os quadros caiam e quebrem vidro ou madeira.

Com cola quente

A cola quente também serve para pendurar objetos leves nas paredes. Sendo assim, basta aplicar cola no local onde o quadro ficará, e quando ela ainda estiver bem quente, basta pressionar o quadro sobre a área, e ele vai aderir. Não danifica a parede.

Como colocar quadros em parede de gesso?

Depende muito do peso do quadro. Aqui vão algumas dicas:

  • Para objetos leves, de até 1kg, a fixação pode ser feita diretamente nas placas de gesso, com perfis metálicos, como ganchos, por exemplo;
  • Para até 15kg, devem ser utilizadas buchas especiais para gesso, não pregos ou buchas comuns; se for usar parafusos, eles devem ter pontas com broca;
  • Para mais de 15kg, existem parafusos apropriados para cada tipo de placa de gesso; entre em contato com o fabricante para mais detalhes.

Inspirações e locais para colocar quadros nas paredes

Paredes da cozinha

Tematizar a cozinha com lindos quadros é uma boa ideia, principalmente naquela parede vazia sem armários. Importante que não seja uma área tão úmida, ok? Seja criativo na escolha e respeite a decoração da sua cozinha.

Paredes do corredor

Corredores e entradas de prédios ou em casas são lindos locais para receber um jogo de quadros, pois decora o ambiente sem gastar espaço, garante boa visualização e causa boa impressão.

Atrás do sofá

É muito importante criar uma harmonia decorativa entre o jogo de quadros, o sofá e a pintura ou papel de parede por trás do móvel. Lembre-se de colocar os quadros numa distância favorável acima do sofá e não encoste o móvel na parede, para evitar batidas, cabeçadas ou mãozadas nos quadros.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here