Quando pensamos numa área de lazer completa para estar com os amigos e familiares, logo vem à mente uma churrasqueira, não é verdade? Daí quando chega a hora de investir, são tantos modelos, tantos preços, tantas características!

Churrasqueira

Qual o melhor para o seu projeto? Descubra com a gente no texto a seguir!  


Modelos de churrasqueira

  1. Churrasqueira elétrica

As churrasqueiras elétricas são uma opção para quem não tem uma área externa, como em apartamentos, e também espaço limitado, mas que quer fazer aquele churrasquinho.

É vantajosa porque quase não produz fumaça nem sujeiras, como os modelos tradicionais à lenha ou carvão. Possui uma forma de acender bem prática, bastando conectar o fio na tomada, além de ser bem fácil de limpar.

Qual a melhor churrasqueira elétrica (2018)?

Tendo como base fatores como potência, consumo de energia elétrica, eficiência, acessórios extras e também opinião de consumidores, alguns dos modelos mais populares de 2018 foram Cadence Gran Tasty, Mondial Weekend II, Cadence Automatic Grill e Mondial Weekend III.

  1. Churrasqueira portátil

A principal vantagem de ter uma churrasqueira portátil é poder levá-la e usar em qualquer ambiente, desde uma varanda num apartamento a um cantinho perto da piscina.

A maioria das marcas conta com modelos compactos, fáceis de limpar, de organizar e arrumar. Elas se assemelham a uma grande panela, em que se coloca carvão do lado de dentro é acionado o calor para grelhar o churrasco.

  1. Churrasqueira a bafo

São modelos compactos, que também podem ser portáteis; são sistemas com tampa que transformam a churrasqueira num pequeno forno, abafando a carne e fazendo-a assar.

O interessante é que ela assa a peça toda por igual numa única vez, evitando que a pessoa fique o tempo próxima à churrasqueira virando a carne. Além disso, consome muito menos carvão que outros modelos.

  1. Churrasqueira para espetinho (abertas)

Geralmente, são modelos abertos com uma tela metálica para apoiar os espetinhos. Não retém fumaça e é à base de carvão. Modelo muito utilizado por autônomos nas ruas que vendem o famoso churrasquinho de calçada.

Por não possuir muitos diferenciais, possui um dos menores custos para churrasqueiras. É bem versátil, permite assar produtos de diferentes tamanhos e formas, na grelha, no espeto, embalada ou não, dentre outros.

  1. Churrasqueira pequena / Mini-churrasqueira

As churrasqueiras pequenas incluem modelos portáteis, grelhas portáteis, churrasqueiras a bafo, no estilo maleta dobrável, no estilo aberta, dentre outras. Quanto mais prática a tecnologia que ela usar, mais cara tende a ser.

A escolha, vai depender do modelo que você deseja e onde quer usar, se é em cima de uma mesa ou de uma balcão, ou com pés apoiada no chão, dentre outros.

  1. Churrasqueira inox

Seja qual for o modelo da churrasqueira, o aço inox é um dos materiais favoritos porque é muito mais resistente a corrosão e é muito bonito esteticamente.

Os modelos mais caros possuem grelhas feitas de aço inoxidável, algumas com duplas camadas que ajudam a reter o calor dentro da churrasqueira por mais.

Para prevenir corrosão e evitar que fique amareo com o tempo, proteja com produtos e óleos específicos para o material.

  1. Churrasqueira a gás

É uma opção extremamente sustentável, pois evita a queima de carvão que emite poluentes para a atmosfera, portanto já tem esse benefício. Além disso, o gás aquece a grelha muito rapidamente e mantém o calor estável na churrasqueira.

E também o gás ajuda a deixar a carne mais macia e suculenta, sem efeito borrachudo, como muitas pessoas reclamam de churrasqueiras comuns.

É considerado um produto seguro, assim como um fogão mesmo, bastando acionar o acendimento para grelhar, e também prático de limpar, já que não envolve carvão ou lenha.

  1. Churrasqueira para apartamento

Para quem vive em apartamento e não tem uma varanda grande ou um quintal para fazer um churrasco, as melhores opções de churrasqueira são as churrasqueiras elétricas ou a gás, de preferência portáteis, de uso mais prático no dia a dia e que não tomam espaço no ambiente.

  1. Churrasqueira rotativa / giratória

Ideal para médias ou grandes peças de carnes serem assadas de uma única vez, com a praticidade dos espetos estarem firmes num apoio giratório, facilitando a queima da carne de todos os lados. Existem modelos grandes e pequenos, para integrar na cozinha ou varanda, como também em restaurantes.

  1. Churrasqueira de embutir / embutida

É uma muito inteligente de construir uma churrasqueira e instalar dentro de uma parede. Diferente das churrasqueiras tradicionais, que são feitas em “casinhas”, estas têm um estilo mais moderno, de tamanho proporcional à área em que será construída, podendo ganhar uma aparência destacada para fora ou mais discreta na parede.

Dependendo do tipo da construção, podem ser de sistema à gás, elétrica ou tradicional com carvão ou lenha.

  1. Churrasqueira clássica de tijolinho (alvenaria)

Esse modelo é para quem quer construir uma churrasqueira do zero na área de lazer de casa. De preferência, que seja uma área aberta, confortável para receber as pessoas ao redor.

Os materiais mais comuns utilizados são de alvenaria simples, como tijolinhos e cimento. Podem ser feitas a partir de moldes pré-fabricados disponíveis no mercado.

  1. Churrasqueira pré-moldada

São modelos pré-prontos que vendem no mercado, prontas para serem inseridas na decoração, seja num quintal ou numa varanda.

O ideal é medir o espaço antes de comprar qualquer modelo, para caber corretamente e não haver problemas na hora da instalação; veja também se a posição em que vai deixar não direciona a fumaça para locais que não devam ir, como casa do vizinho ou quartos da casa, por exemplo.

Passo a passo: Como fazer uma churrasqueira com um tambor?

Aprenda a seguir a como construir uma churrasqueira utilizando um tambor de metal antes sem utilidade.

churrasqueira com um tambor

  1. Compre um tambor grande 200 litros; pode ser usado, exceto se foi usado com materiais tóxicos;
  2. Corte o tambor pela metade no sentido da altura;
  3. Coloque dobradiças para unir as 2 partes do tambor;
  4. Fixe duas correntes nas laterais das metades do tambor;
  5. A metade de cima será a tampa, portanto a corrente fixada será para essa metade do tambor não abrir excessivamente;
  6. É necessário soldar a metade inferior do tambor em 4 pernas de mesa, parte ter um bom apoio no chão e que ela fique numa altura boa para você administrar o churrasco;
  7. Na metade de baixe, coloque uma grelha de metal, soldando-a se preferir. Pronto!

Preço médio de uma churrasqueira

Depende muito do modelo, do tamanho, da forma de instalação, sistema de acionamento e muitas outras características que você busca. Os preços podem variar de R$100 a R$1,2 mil reais. Fique atento às promoções de verão das grandes lojas, pois nessas épocas o churrasco é mais comum e pode haver promoção por tempo limitado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here