Talvez não seja um nome muito familiar para você, mas com certeza você já viu um canto alemão em alguma casa ou restaurante e achou aquilo muito charmoso! Combinando beleza, funcionalidade e conforto, o canto alemão vem ganhando cada vez mais espaço nas residências criando ambientes únicos. Continue na leitura para saber mais sobre como inserir um canto alemão na sua casa e como decorá-lo da melhor forma.Canto alemão

O que é canto alemão?

Digamos que é uma forma inteligente de adaptar um cantinho da casa que está vago inserindo conforto e funcionalidade. Basicamente, canto alemão é a união de uma mesa geralmente tradicional com um sofá ou bancos acolchoados ao redor, criando um cantinho intimista, bom para receber visitas, tomar um chá da tarde ou simplesmente ler um livro tranquilamente. Geralmente, é instalado em uma quina entre paredes na sala ou na cozinha, ou entre os dois cômodos num ambiente integrado; essa quina faz com que a área do canto alemão tenha o formato L.

A origem do nome canto alemão vem desse tipo de decoração de mesas e sofás nos cantos das paredes que eram muito comuns nos pubs e bares de antigamente na Alemanha. Isso foi ganhando atenção das residências do país até virar tendência de decoração por todo o mundo, em diferentes culturas, que adaptaram a ideia com diferentes estilos e personalidades.

Dicas de decoração para canto alemão

  • Quer mais conforto? Abuse nas almofadas no sofá encostado na parede e deixe as poltronas ao redor da mesa livres para acento.
  • Quer mais praticidade? Os móveis no ambiente podem ser baús e ter gavetas na parte de baixo também (falaremos melhor no tópico de “Canto alemão com baú”).
  • Quer um ambiente mais espaçoso? Invista num espelho nas paredes em que o móvel está encostado, vai dar sensação de amplitude.
  • Quer um ambiente mais bonito? Uma boa iluminação é necessário, seja com lâmpada branca (mais moderno), lâmpada amarela (mais conforto) ou luz natural com um janelão do lado.
  • Quer um ambiente mais ousado? Mescle mais de um estilo de decoração, como uma mesa de madeira tradicional e cadeiras de acrílico; ou uma poltrona no estilo vintage com uma mesa de vidro. A liberdade de ousar é toda sua!

A seguir, confira algumas inspirações para diferentes estilos de decoração para seu canto alemão:

  1. Canto alemão moderno

O tipo mais tradicional de canto alemão envolve móveis de madeira maciça, dando aquele ar rústico. Mas se você deseja um canto alemão moderno, a ideia é apostar em móveis de estrutura de metal, mesas de vidro e sofás mais elegantes, por exemplo. A combinação entre esses itens vão dar um visual moderno ao ambiente. E se canto escolhido for integrado a outro ambiente, a decoração moderna deve se estender por todo o espaço, dando essa identidade mais moderninha por toda a casa.

Inspirações:

  1. Canto alemão para cozinha

Além de ficar uma gracinha no ambiente, bem acolhedor, um canto alemão na área da cozinha ou no ambiente mais próximo deixa tudo mais prático, principalmente na hora de servir. Pode ser um ambiente também entre a cozinha e sala de estar, onde as pessoas podem sentar não apenas na hora da refeição, como também para um bate-papo ou assistir algo na TV. Legal, né?

Inspirações:

  1. Canto alemão com baú

A funcionalidade do canto alemão já existe só por aproveitar um cantinho da casa que estava ao leo, não é verdade? Outra forma de deixar o canto alemão ainda mais funcional e dar uma nova concepção ao espaço é transformar o banco maior do espaço em baú! Sabe aquele sofá que está encostado na parede, em formato de L? Ele mesmo! É ótimo para guardar itens como brinquedos das crianças ou outros itens de pouco uso, mas que estarão facilmente disponíveis guardados ali. Outra forma de funcionalidade é colocar gavetas nesse mesmo banco, fazendo um mini-armário no ambiente.

Inspirações:

Preço de canto alemão

O preço para montar seu canto alemão vai variar de acordo com os móveis que for comprar separadamente, ou se vai apostar em móveis planejados para aquele cantinho (o que é melhor para canto alemão em espaços pequenos, para ficar mais encaixado e funcional). Móveis planejados são mais caros que móveis comuns, mas são mais certeiros e o custo costuma valer a pena.

Para quem saber por a mão na massa, que tal investir num canto alemão mais baratinho e caseiro, usando pallets de madeira ou caixotes? A decoração final costuma ficar bem legal e sai barato. Outra opção é já comprar o canto alemão pronto, com todos os móveis inclusos apenas para instalar no cantinho da casa. Existem modelos com 2 cadeiras que podem custar em média R$500, ou mesas completas de canto, que custam mais de R$1.000 reais. Vale a pena pesquisar e ver de pertinho essas opções. E não se esqueça de ter as medidas sempre em mãos para não comprar móveis maiores ou menores que o ideal para o espaço.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here