Quem busca uma decoração mais limpa, clássica e elegante para sua casa, vai amar conhecer este revestimento decorativo chamado boiserie. Saiba mais a seguir!

Boiserie

O que é boiserie?

Boiserie (lê-se “boaserrí”) é um clássico tipo de revestimento de origem francesa, criados por volta do século 18, que nada mais é que uma decoração com molduras ou painéis em relevo, geralmente em portas ou paredes.

O elemento traz novas sensações ao ambiente, com texturas em relevo nas paredes, podendo ser feito de diferentes materiais como madeira, cimento, gesso e até mesmo isopor rígido, também conhecidos como “falso boiserie”.

Com uma decoração clássica no ambiente, o boiserie serve de pano de fundo perfeito, mesmo numa parede básica branca, trazendo elegância e sofisticação no espaço.

Significado de boiserie

No sentido mais cru da palavra, boiserie, em francês, significa madeiramento em português. Sendo assim, significa qualquer entalhe ou moldura de madeira para enfeitar portas ou paredes. Inicialmente era madeira, mas atualmente outros materiais também tomaram conta da proposta.

Boiserie de madeira

A versão mais clássica do boiserie é feita com madeira, originalmente feitas em carpintarias.

Apesar de ser o estilo mais clássico, não é tão usada hoje em dia devido aos cuidados máximos que a madeira precisa para manter-se conservada e sem desgastes, mas ainda assim pode ser um material bem tratado e contribuir para a decoração clássica no ambiente.

Lembrando que a madeira deve ser essencialmente pintada da mesma cor que a parede para dar a sensação de relevo. A madeira MDF é bastante sugerida para essas molduras hoje em dia, porém tem um custo maior.

Boiserie de gesso

O gesso já é uma opção usada em rodapés e rodatetos trazendo uma decoração confortável e sofisticada ao acabamento dos cantos das paredes, sendo assim virou uma opção também para os boiseries nas paredes.

É um material baratinho, super acessível, e só depende de um bom acabamento para conferir um estilo único ao ambiente. A lixa ao final da instalação é importante para naturalizar a textura do gesso na parede.

Boiserie moderno

O estilo mais clássico de boiserie é aquele branquinho, em formatos retos e retangulares nas paredes, aplicados mais ou menos no meio da superfície, mas uma tendência que vem crescendo cada vez mais é o uso de boiserie em decorações modernas, com adaptações a esse estilo.

Jogos visuais com essas molduras podem ser criados nas paredes, conferindo muito dinamismo e ousadia.

Ou até proporções exatas e geométricas, com quadrados ou retângulos semelhantes em uniformidade por toda a parede.

Além disso, as cores e elementos decorativos como quadros e pinturas também agregam ao efeito moderno, como um quadro com frases ou listras, pinturas modernas ou vintage, dentre outros. Cores mais sóbrias e escuras nas paredes também fazem a diferença e uma iluminação mais moderna no ambiente também.

Onde comprar boiserie?

Em lojas de casa e construção você encontra molduras prontas de madeira ou gesso para apenas dar o acabamento final em casa. Recomendamos contratar um pedreiro com experiência decorativa para ajudar você caso não saiba onde comprar nem como aplicar.

Preço de boiserie

Não é muito caro se pesquisar bem. Você pode comprar molduras já prontas de gesso no mercado, por exemplo, que custam em média R$60 reais em grandes lojas. O preço total vai depender de quantas molduras você busca para a decoração completa, sem contar materiais extras para aplicação como cola, lixa, tinta, dentre outros.

Passo a passo: Como fazer boiserie?

Itens necessários:

  • Cola especial (pode ser Garfix em bisnaga);
  • Aplicador de cola;
  • Caixa de corte;
  • Serrinha;
  • Trena ou fita métrica;
  • Nível;
  • Lápis;
  • Fita crepe para segurar a moldura.

Como fazer:

  1. Primeiramente, você deve fazer o desenho nas paredes usando lápis ou fita adesiva e fita métrica, definindo as medidas e estilo que preferir, e também marcando na parede onde as molduras vão ficar.
  2. Tendo os desenhos definidos, calcule quantas peças você vai precisar e de qual material será, para comprar na medida exata, com alguns metros a mais para caso de cortar errado. Cada conjuntinho para cada boiserie na parede, nos estilos mais clássicos, dá em média 1 metro cada.
  3. Corte as barras do material que comprou nas medidas que estabeleceu ao medir nas paredes. Use a serrinha para cortar apoiado na caixa de corte no espaço de “corte reto”. Para os cantinhos, use o espaço de “corte diagonal” na caixa de corte.
  4. Depois de cortar tudo, monte no chão mesmo para conferir se está do jeito que você deseja, reparando se tem algo torto ou fora de proporção.
  5. Estando tudo ok, aplique a cola entre as peças da moldura no chão mesmo.
  6. Erga a moldura e aplique com cola na parede. Antes de a cola secar, use o nível para saber se está em linha reta na parede. Estando tudo ok, aplique forte na parede e segure um pouco até aderir e a moldura não descer. A cola seca rapidinho, portanto cuidado para não ter descuidos. A fita crepe pode ajudar a segurar a moldura na parede enquanto a cola não seca.
  7. Por fim, faça o acabamento que desejar com tinta sintética da cor da parede, por exemplo.

Veja melhor a aplicação no video tutorial abaixo:

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here