No mundo atual em que vivemos, tornou mais do que necessário adaptar nossos hábitos e ações em prol de economizar os recursos naturais, objetivando cada vez menos gerar impactos no meio ambiente.

Arquitetura verde

E a arquitetura verde é uma das adaptações inteligentes que surgiu com o tempo para nos ajudar. Saiba mais sobre o assunto a seguir e aprenda a como inserir tais projetos nas próximas construções ou reformas da sua vida.


Conceito: O que é arquitetura verde?

Também chamada de arquitetura sustentável ou ecoarquitetura, a arquitetura verde é um direcionamento dos projetos arquitetônicos para casas, edifícios e demais construções em formato sustentável, em que o objetivo é otimizar e economizar com recursos naturais, gerar baixo impacto no meio ambiente e trazer economia e praticidade para a vida moderna; ou seja, o homem e a natureza saem ganhando juntos.

Principais características da arquitetura sustentável

  • Na arquitetura verde levam-se em conta condições do clima, da hidrografia local e também dos ecossistemas ao redor da construção;
  • O uso consciente dos materiais na construção, seja qual tamanho a obra for, é prioridade;
  • Optar por materiais ecológicos, desde sua produção ao impacto que causa na natureza;
  • Também deve-se planejar um consumo menor de energia elétrica em processos de iluminação, refrigeração e aquecimento na casa; portanto as construções são projetadas para reter ou isolar calor, ter circulação de ar e valorizar mais a iluminação natural;
  • Promove o uso de fontes de energia alternativas e sustentáveis, como energia solar;
  • Promove o consumo inteligente de água, reaproveitamento e evitar também o desperdício;
  • Utilização de ferramentas, materiais e outros produtos que trazem economia à construção, como materiais recicláveis, pisos ecológicos, torneiras temporizadoras, lâmpadas de LED, telhado com isolamento térmico, etc.;
  • Fazer o descarte correto dos resíduos da construção, valorizando o meio ambiente, ou ainda fazer técnicas de reaproveitamento.

10 materiais e técnicas sustentáveis para usar na arquitetura verde

  1. Bioconcreto: Trata-se do concreto comum contendo uma bactéria chamada bacillus psdeudofirmus que é capaz de regenerar a estrutura em caso de desgastes e rachaduras, evitando assim reformas mais complicadas. Elas produzem um tipo de calcário quando entram em contato com água e oxigênio, preenchendo as fissuras aos poucos.

Bioconcreto

  1. Telhado verde: Trata-se de uma manta impermeabilizada de PVC com uma camada vegetal feita para cobrir telhas comuns. As plantas refletem os raios solares com mais eficácia e oferecem melhor isolamento térmico para a edificação, sendo ideal para locais muito quentes e abafados, como na cidade grande.

Telhado verde

  1. Bambu: Muito usado na decoração, o bambu também tem estrutura forte o suficiente para ser usado como substituto do aço no concreto armado e também na produção de portas e janelas. Seu uso se expande cada vez, e no futuro, tudo indica que fará parte do solo e cimento de qualquer tipo de construção.

Bambu

  1. Containers: Uma forma alternativa de construção de casas é utilizar containers reciclados e economizar muito com materiais de construção.

casa Containers

  1. Lâmpadas LED: Mesmo sendo um pouco mais caras, as LEDs promovem maior eficiência energética e possuem vida útil muito mais longa do que as lâmpadas tradicionais, podendo durar até 15 anos.
  2. Painéis de aquecimento solar: Tais painéis são tão especiais porque não geram energia e sim armazenam calor em si, e esse calor é transmitido para os reservatórios de água da casa, mantendo a água quente por todo o dia. Aderir a esse produto promove uma redução de até 50% nas contas de luz elétrica numa residência!

Painéis de aquecimento solar

  1. Captadores da água da chuva: A arquitetura verde também pode inserir captadores da água da chuva para reuso no dia a dia, como lavar calçadas, carros, direcionar para o vaso sanitário, dentre outros.

Captadores da água da chuva

  1. Torneira temporária: Faz uma grande diferença em casa investir em torneiras temporárias, daquelas que encontramos em banheiros de shopping, sabe? Muito do desperdício de água vem de pias por conta da desatenção das pessoas.

30 Projetos e exemplos de arquitetura verde

Sim, são grandes construções e a maioria com alto investimento inicial, mas saiba que é possível sim investir na sua atual ou próximo construção com técnicas sustentáveis para te fazer economizar e também causar menor impacto no meio ambiente, seja uma simples escolha de um material mais ecológico a um uso consciente dos seus materiais na construção.

Agora que você já entendeu como funciona a arquitetura verde, confira abaixo alguns exemplos de projetos e belíssimas construções sustentáveis pelo mundo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here