Se você mora em uma casa ou apartamento pequeno que contém cômodos apertadinhos, incluindo a cozinha, não se preocupe tanto, pois com jeitinho e muita organização viram espaços bem funcionais e agradáveis! Para a cozinha, por exemplo, você deve saber o tipo de armário que vai colocar nela, de modo que deixe à disposição itens de uso diário e tudo mais que for guardado esteja organizado da forma correta, sem entulhos ou bagunça. Venha conferir alguns modelos de armários pequenos para sua cozinha com a gente!Armário de cozinha pequeno

Como escolher armário de cozinha pequeno?

De nada adianta comprar um armário grande ou com muitas portas se sua cozinha não tem como recebê-lo de forma funcional. Cozinhas podem ficar com o corredor extremamente estreito e desconfortável para cozinhar ou servir quando grandes móveis ocupam espaço nela. Portanto, existem algumas dicas pra prestar atenção na hora de escolher seu móvel para a cozinha. Confira:

  • Analise a área disponível na sua cozinha, separando bem aquele espaço que você deseja para organização, espaço para os demais eletrodomésticos e também aquele espaço em que você gostaria que fosse livre, tanto para passagem quanto para oferecer leveza no ambiente;
  • No espaço reservado para organização, tire bem as medidas para saber qual tipo e tamanho de armário devem entrar ali. Como a ideia é deixar o espaço leve, provavelmente serão armário de espessura mais fina e de largura maior, principalmente na parte superior, além de prateleiras, araras e gavetas funcionais;
  • Outra dica essencial é fazer um desapego se você tem muita coisa de cozinha, separando pratos, panelas, vasilhas ou demais acessórios que sejam velhos ou não mais necessários. Assim você terá menos coisa para guardar, precisando de menos espaço ainda para isso. Não tenha medo de se livrar de itens em desuso, essa é a melhor oportunidade para adquirir coisas novas!

Armário planejado de cozinha pequeno

Outra opção para espaços limitados de cozinha é focar nos armários planejados, pois mesmo nos espaços mais pequenos, podem ser funcionais e bem elegantes. Sendo assim, se você tem um orçamento bom disponível, invista em um armário personalizado para sua cozinha, vale muito a pena.

Para isso, você pode ir numa empresa de planejamento de móveis para fazer o orçamento; ao fazer o pedido, um profissional vai até sua casa, tira as medidas, conversa com você sobre material dos móveis, quantidade de prateleiras, se deseja portas ou não, entre outros pontos. Depois, seu armário novinho chega e é instalado do jeitinho que sua cozinha pequena precisa.

Inspirações de armário de cozinha pequeno

A seguir, alguns dos principais modelos de armários pequenos para diferentes tipos de cozinhas:

  • Armários gabinetes na vertical: Geralmente são pequenos cabinetes para a cozinha, que podem encaixar em determinado espaço e ajudar nas atividades do dia a dia. A maioria vem com 2 ou 3 portas na parte de cima, 1 ou 2 prateleiras ao meio (incluindo bancada principal), finalizando na parte de baixo com mais algumas gavetas ou portas. Têm a opção com pés, apoiados no chão, ou sendo suspensos na parede. Um armário desses é ideal para quem tem poucos itens, como pessoas que moram sozinha, por exemplo.
  • Armários compactos: Já é um tipo de móvel um pouco maior no quesito largura, sendo mais comum em casos de móveis planejados. A ideia é abranger uma parede da cozinha, contornando eletrodomésticos, como geladeira e fogão, ou deixando espaço reservado para encaixe deles, como microondas, liquidificador, entre outros. É o tipo de móvel mais funcional, como também os mais caros.
  • Prateleiras ou nichos de cozinha: Uma forma fácil de organizar a cozinha pequena com armários simples é usando prateleiras pelo ambiente. As melhores áreas para instalação dessas prateleiras ou nichos na cozinha são em cima da pia ou em algum cantinho que está em desuso, podendo até ser na quina entre duas paredes. Geralmente, são um plus quando falta espaço para alguns itens no armário do ambiente. Esses pequenos móveis também servem para decorar o espaço, seja ele pequeno ou grande.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here